O que é o Coaching?

Entre o desconfiado e o curioso, amigos meus, colegas, alunos, família ou, simplesmente, desconhecidos que me abordam, fazem com frequência, esta pergunta. A maior parte diz que o termo não lhes é estranho. É comum usarem termos como terapia, tratamento, consultas e formação, aulas, workshop. Nenhum dos termos acerta na muche, apesar do Coaching poder recorrer a outras disciplinas para ganhar, em casos específicos, mais força.

A verdade é que existem várias formas de Coaching. O Business, e o Executive vocacionado para empresas, executivos e colaboradores, e o Life que se dedica a pessoas individuais e a questões do foro pessoal e o principal visado nas perguntas que se seguem.

 

O que é o Coaching?

Mais do que uma técnica, um processo ou uma metodologia, Coaching é uma interação ou uma conversa entre duas pessoas. Uma delas ouve e a outra fala. O ouvinte é o Coach e a pessoa que fala é o cliente, também designado Coachee. O objetivo desta conversa é ajudar o cliente a estruturar a sua forma de pensar relativamente a um assunto específico que necessite de um foco mais intenso, como por exemplo um desafio, problema, dilema ou objetivo que pretenda alcançar no futuro.

O Coach ajuda quem o procura, a desenvolver o seu potencial profissional e/ou pessoal procurando maximiza-lo, permitindo que desta forma se atinjam resultados que anteriormente se pensava impossíveis de alcançar.

 

De que forma são conduzidas as sessões de Coaching?

No Coaching parte-se do princípio de que o cliente já tem as respostas todas que necessita para se desenvolver. Assim, o Coach baseia a sua atuação através da intuição e colocação de perguntas. Um Coach procura colocar a pergunta certa no momento certo, promovendo no cliente tomadas de consciência que permitam o seu crescimento pessoal.

Também há espaço para criatividade no Coaching, devendo o Coach procurar realizar sessões dinâmicas, positivas e adequadas ao que o seu cliente possa necessitar.

 

Quem deve procurar Coaching?

Todos nós já nos deparámos diversas vezes nas nossas vidas com encruzilhadas, desafios e objetivos que simplesmente achamos impossíveis de alcançar. Nesses momentos da vida o acompanhamento de um Coach pode fazer a diferença.

Podem ser abordados assuntos diversos como questões profissionais (como posso atingir melhores resultados na minha profissão?), financeiras (como aumentar a minha conta bancária nos próximos meses?), saúde (como ser uma pessoa saudável e ter o meu peso ideal?), relações amorosas (como encontrar a pessoa que procura há tanto tempo?), família (como voltar a ter uma boa relação com o meu pai/filho?), liderança pessoal (como ser uma pessoa mais auto-confiante e menos anisosa?) entres outros.

 

Quais as vantagens do Coaching?

Rapidez, facilidade, sustentabilidade e autonomia.

Rapidez porque o Coaching usa metodologias que focam o cliente no objetivo que pretende atingir eliminando obstáculos e distrações.

Facilidade porque o processo é simples e adaptado a cada ciente. Não pretendo criar ilusões e promover o facilitismo. É o cliente que controla a seu grau de empenhamento no processo. Se o cliente quiser o cliente consegue.

Sustentabilidade porque é o cliente que responde às questões de acordo a sua realidade e valores.

Autonomia porque depois das sessões de Coaching o cliente está pronto para continuar o seu caminho sozinho.

 

Acima de tudo é importante continuar a sonhar e viver a vida com paixão, procurando ser feliz e grato no percurso.

 

 

 

 

Deixe um comentário